TikTok ProDJ

Novo Álbum de Villanova

Villanova

Novo Álbum de Villanova

O DJ, produtor musical e formador da ProDJ, Hugo Villanova edita hoje o seu primeiro álbum. Intitulado Methamorphosis, conta com doze temas originais. A mudança na sonoridade é evidente e denota uma mudança, uma metamorfose tal como o título sugere. Falámos com Villanova para saber mais.

É pouco comum um DJ e produtor editar um álbum. O formato dominante é o single e, quando muito, o EP. Perante este panorama, porque optaste pelo formato longo?

A ideia do álbum surgiu por dois motivos. Em primeiro lugar, eu sempre fui um DJ de house do que de qualquer outro estilo. Mas não sei porque razão, não me consigo identificar muito com o house actual. Talvez por não ter melodias, ser praticamente beats com alguma voz ou até nenhuma. Quando terminei a primeira música resolvi, por acaso, reduzir a velocidade para ver como soava e, para meu espanto, ficou melhor, a meu ver, do que a velocidade original. O facto de ter muita melodia possivelmente não funcionaria com o tempo normal numa pista de dança, e pus me a pensar, porque não?

E eis que surge a pandemia

Entretanto veio a pandemia, e as pessoas tiveram de ficar em casa, e comecei a aperceber-me que a música de dança (house, techno EDM etc) começou a perder o impacto que tinha até então. Posso estar até errado, mas foi a análise que fiz das visualizações de grandes artistas mundiais, que começaram a descer à medida que se faziam mais e mais lives no Facebook, YouTube, etc. Foi aí que decidi a criar um estilo house mais calmo, onde as pessoas possam viajar mesmo sentadas no sofá ou enquanto estão em teletrabalho. A segunda razão deve-se ao Spotify. Sendo esta a plataforma de streaming actualmente uma das maiores do mundo, quis fazer um álbum que tivesse uma sonoridade única em todas as musicas, para que as pessoas pudessem desfrutar do início ao fim, sem a necessidade de escolher as musicas individualmente e coloca-las numa playlist.

Descreves o estilo do teu álbum como “smooth house”. Sabemos hoje que em consequência da pandemia o consumo de música no mundo se virou para música mais reconfortante. Isto foi intencional?

Smooth House vem um pouco na sequência da resposta anterior. Apesar de tudo, continuo a acreditar que as pessoas que gostam de música electrónica, e que a continuam a ouvir. Mas não tendo sítio para dançar não faz muito sentido, nesta fase, estilos muito pesados. Duvido que alguém se ponha a beber copos e a dançar até às 6 da manhã sozinho na sala. Portanto tentei criar com este álbum, uma fusão, música electrónica mas calminha. Sem pensar em pistas de dança e se faz as pessoas dançar ou não. A ideia que tive foi fechar os olhos e viajar, para bem longe do stresse que está pandemia esta a causar a muitas famílias, pelo nosso país.

De recordar que Hugo Villanova conta com mais de 100 músicas editadas e é um dos formadores de Produção Musical da ProDJ.

Metamorphosis é uma edição DIFF Records e já pode ser ouvido em todas as plataformas. 

Ouve no:

Spotify

YouTube

Por fim, podes seguir Hugo Villanova no Facebook; Instagram; Soundcloud; Beatport ou ainda visitar o site oficial

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.