TikTok ProDJ

O Neopop está de Volta

End-of-Year-Neopop

O Neopop está de Volta

O Neopop está de volta e já tem o cartaz completo. Assim, de 10 a 12 de agosto todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Destaque para as atuações de Richie Hawtin, Charlotte de Witte e Honey Dijon. Lê tudo aqui!

Para este ano a organização prevê novamente casa cheia na sua 16º edição, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de Agosto. Assim, e com uma fortíssima programação de eletrónica, o Neopop realiza-se em Viana do Castelo, um local decerto único, que congrega património cultural, geográfico, gastronómico e etnográfico. 

Richie Hawtin: o Cabeça de Cartaz

Richie Hawtin é assim o cabeça de cartaz deste ano. O artista nascido na Grã-Bretanha e criado no Canadá, que conquistou reconhecimento sobretudo pelo seu trabalho nos campos da música, arte e tecnologia. Hawtin explora e derruba fronteiras conceptuais, e a sua marca pessoal é a eletrónica de vanguarda que compõe e que há décadas inspira e influencia muitos outros artistas.

Charlotte de Witte: O Ícone do Techno

Destaque também para a estreia de Charlotte de Witte no Neopop Festival. Considerada sobretudo um ícone do techno, reconhecida pela sua abordagem arrojada à produção e performance, bem como pela exploração dos limites da pista de dança. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios, incluindo o de Best Techno DJ nos DJ Awards de 2019 e uma residência na BBC Radio 1. No entanto, é a paixão que demonstra por explorar novos horizontes na música eletrónica que realmente impulsiona a sua dedicação e busca implacável pela excelência.

Honey Dijon: A Ativista

Honey Dijon, mulher trans, negra, nascida em Chicago, é conhecida pela sua ascensão estratosférica como DJ e pela sua linha de moda. O seu novo álbum, Black Girl Magic, é uma celebração da sua vida, trabalho e crenças. Neste disco colaborou com cantores e compositores negros e queer que partilham a sua visão sobre a resistência e a luta contra a opressão. A americana foi também premiada com um Grammy pela colaboração no mais recente álbum de Beyoncé.

Artbat: A Ucrânia no Coração

Batish e Artur, mais conhecidos como ARTBAT, começaram a produzir no estúdio com o objetivo de levar a música ucraniana para o mundo. Esse desejo tornou-se realidade em pouco tempo. O lançamento de ‘Aquarius’ na fryhide, editora do produtor alemão HOSH. Assim como o lançamento do ‘Planeta EP’ na Diynamic de Solomun, originaram o maior boom das suas carreiras, elevando-os ao topo.

Ben Klock: Berlim Presente

Ben Klock é um DJ e produtor musical alemão, cujo nome está associado ao Berghain e à Ostgut Ton. A sua capacidade de entender o que se passa na pista de dança e adaptar o seu som é notável. Graças a esta subiu já a alguns dos palcos mais importantes do mundo. O seu ritmo é cativante, hipnotizante, acompanhado pela sensibilidade típica da house music, criando dos mais aclamados sets da cena eletrónica.

Dax J: UK in The house

Marca também presença nesta edição, o DJ e produtor britânico, DAX J. Desde a rádio pirata e do d&b até às capas de revistas e ao comando de raves por todo o mundo, o DJ está em todas. Contudo, foram a sua habilidade técnica, seleção cuidadosa e dedicação, que o colocaram na vanguarda do universo do techno, acumulando ao longo dos anos inúmeras distinções pela sua devoção à música.

Dubfire, Moudaber e Osuna: Incontornáveis e em b2b

Dubfire, Nicole Moudaber e Paco Osuna são três figuras proeminentes na cena techno. Os três artistas unem forças para uma atuação especial e o seu historial promete um espetáculo inesquecível no Neopop Festival. Dubfire faz parte do universo da eletrónica há mais de 30 anos, tendo alcançado sucesso com a dupla Deep Dish e mais tarde enquanto artista a solo. É conhecido pelo seu estilo de house e techno underground e reinventou a experiência de concerto ao vivo com HYBRID.

Nicole Moudaber, uma artista nascida na Nigéria e de descendência libanesa, é uma DJ e produtora com largo currículo, fundadora da MOOD Records e apresentadora de um premiado programa de rádio semanal, In The MOOD. Paco Osuna, o fundador da Mindshake, criou uma das editoras de techno mais importantes nos EUA e na Europa, marcando também presença em grandes festivais como o Sónar, Awakenings ou Tomorrowland. Em 2022, lançou NOW HERE, uma residência em Ibiza que enfatiza viver o presente e aproveitar o momento ao máximo.

Nina Kraviz: Há Festivais de Techno sem ela?

Nina Kraviz é sobretudo uma das mais aclamadas DJs femininas e produtoras da cena techno mundial. Originalmente de Irkutsk, Sibéria, estabeleceu-se como DJ e produtora, em meados dos anos 2000, sendo também proprietária da editora Trip (трип). Apresenta-se como DJ nalguns dos festivais mais importantes do mundo. Assim, o Time Warp, Sónar, Awakenings, Primavera Sound e Coachella, já receberam atuações suas. Igualmente, Kraviz produziu sobretudo algumas das faixas mais marcantes da última década, como “Ghetto Kraviz” ou “I wanna Go Bang”.

A completar o cartaz, destaque igualmente para RødhådChris LiebingPAN-POTHéctor OaksRebekah ou Shlømo. Por fim, as estreias muito aguardadas de Francesco del GardaMall GrabLSDXOXOPartiboi69, entre outros. Além destes não podia faltar talento nacional com BiiaLewis FautziRui VargasVil e os decerto os visuais assinados pela DubLab.

Assim, a 16º edição do Neopop Festival junta sobretudo uma forte programação eletrónica a um local único. Os passes para os três dias do Neopop têm o valor de 105€ e os bilhetes diários em early bird 45€

Decerto para ler a seguir: Laurent Garnier Lança Novo álbum

About the Author /

geral@prodj.pt