TikTok ProDJ

Billboard Cria Chart para Twitter

Twitter

Billboard Cria Chart para Twitter

Quais são as músicas mais partilhadas no Twitter? Até agora ninguém sabia. A Billboard resolve e cria uma tabela para as músicas mais partilhadas no Twitter.

Ao contrário das outras tabelas a que nos habituámos, esta não mede a audição. Ou seja, não é uma tabela que mostre quais as músicas mais ouvidas. Antes, ela mostra quais são os temas mais partilhados no Twitter. 

Assim, a tabela chamar-se-á “The Billboard Hot Trending Powered by Twitter” e será atualizada todos os dias. De notar porém que esta tabela vai reflectir ainda apenas o Twitter dos Estados Unidos da América. Curiosamente, ou talvez não, a música é o tema de conversa mais popular no Twitter segundo Sarah Rosen, a Diretora de Parcerias de Entretenimento da rede social. 

Afinal, quando um artista lança um novo single, álbum, merchandise ou actua num grande festival, os fãs vão para o Twitter falar sobre essa novidade. O que é interessante é que esta tabela demarca-se de todas as outras que a Billboard publica por medir a conversa sobre a música e não a audição dela. Assim, a canção do dia pode não ser a mais popular na rádio ou no Spotify mas pode estar nas tendências graças a uma aparição num talk show famoso, por exemplo. 

O hype é fundamental na música. Aliás, é este que se constrói num plano de promoção musical. A resposta à pergunta “como se faz?” está no curso de Promoção e Marketing Musical da ProDJ que se iniciará em Setembro. As inscrições estão abertas. 

About the Author /

geral@prodj.pt