TikTok ProDJ

Calculadora de Royalties: Quanto Podes Ganhar?

Calculadora

Calculadora de Royalties: Quanto Podes Ganhar?

Uma calculadora gratuita vem dizer quanto pode ganhar um artista com a sua música nas plataformas de streaming. É, sem dúvida, uma criação engenhosa.

Os pagamentos do streaming tem estado na berra. Os baixos valores por stream que as plataformas pagam e a pandemia, trouxeram o tema para a atualidade. Sem a sua principal fonte de rendimento, os artistas e seus managers olharam com mais cuidado para as outras fontes de rendimento. É neste contexto que nasce a calculadora de royalties inventada por Gabriel Ferraté, engenheiro da BMAT Music Innovators.

A indignação com este estado de coisas tem sido a origem de diversos movimentos, particularmente no Reino Unido. A indignação esteve na origem desta calculadora que quer sobretudo ser uma máquina de fazer justiça. Para Gabriel a transparência é inegavelmente a chave do êxito nesta indústria. Esta já não vive apenas da gravação de álbuns ou de espectáculos e é necessária transparência. No entanto, Gabriel não esconde a vontade de se divertir. Foi, aliás, por esta razão que a calculadora se tornou pública. Para que os artistas saibam o que esperar no pagamento de royalties. Podes ler aqui uma entrevista com Gabriel onde ele revela mais detalhes.

O funcionamento da calculadora é simples. Mas foi preciso talento e generosidade para a disponibilizar. Primeiro, considera o número de ouvintes do Spotify. De acordo com isso, faz uma estimativa de royalties, com base nos valores habituais. Depois há variáveis a considerar como os contratos, os splits entre outros factores. Todos estes determinam o valor final que entra na conta. Vale mesmo a pena experimentá-la, basta escrever aqui o nome do artista.

Podes, por exemplo, estimar quanto ganhará Calvin Harris pelas suas novas músicas assinadas como Love Regenerator.

About the Author /

geral@prodj.pt