Facebook ProDJ
Instagram ProDJ
TikTok ProDJ
YouTube ProDJ

Charts: Tudo o Que precisas Saber!

Charts

Charts: Tudo o Que precisas Saber!

Charts: tudo o que precisas saber! As charts ajudam a perceber o impacto de uma música, no entanto não são todas iguais. A PRODJ explica tudo neste artigo.

Talvez penses que olhar para charts é aborrecido. No entanto é a forma mais clara de medir o sucesso da tua música. Quanto mais consumida, ouvida, tocada, mais sucesso fará. Por este motivo é fundamental que todos os artistas saibam olhar regularmente para os vários tops. Mais do que olhar é preciso compreender a diferença entre eles.

Qual é a diferença entre o Beatport top100, o Top200 do Spotify, o top100 do Shazam e outras charts? Quais são as charts que importam para a tua música e o que significam? A PRODJ ajuda-te a compreender!

Beatport Top 100

A Chart que mostra os 100 temas mais vendidos no Beatport é importante e determinante para quem lança eletrónica. Consegue chegar aos top10 é um feito que deve ser comunicado. Podes consultar o Beatport Top100 aqui. Assim, o que esta chart significa é que esta lista de 100 músicas demonstra as mais vendidas da loja. O Beatport é a loja de referência dos DJs mundiais. Assim a tua música está a tocar muito se está no Top100. O Beatport tem, além do top geral, tops de géneros musicais que também são importantes de seguir. Assim, se uma música tua entrar no Top100 ou subir até ao Top10, toda a gente tem que saber!

Spotify Top200

A chart do Spotify pode ser consultada por país ou globalmente. O top mostra as 200 músicas mais consumidas no Spotify. Porque é que isto importa? Porque o Spotify é a maior plataforma mundial de streaming áudio e chegar às 200 músicas mais ouvidas é um feito! Especialmente porque não há distinção de géneros, é tudo ao molho! Há 6 charts atualizadas semanal e diariamente no Spotify: A Weekly top songs (o top semanal das mais ouvidas); A Weekly top Artists (o top semanal de artistas) e a Weekly top Alguns (os álbuns mais ouvidos da semana); Nas diárias temos as Daily Top Songs (as músicas mais ouvidas diariamente no Spotify); Os Daily Top Artists (os artistas mais ouvidos) e ainda a Daily Viral Songs – as músicas virais, um top importante para perceber sucessos futuros. Todas elas estão disponíveis em charts.spotify.com

YouTube Charts

Recentemente o YouTube começou a revelar todas as charts da plataforma. Assim, encontras tudo em charts.youtube.com e há mais para lá das tendências! Além do top de vídeos mais populares encontras também o top de músicas da semana. Mas, além disto, tens igualmente o top de vídeos de música diário, que reflete o consumo dia a dia. E, como não podia deixar de ser, o top de artistas da semana.

Shazam Top200

O Top200 do Shazam mostra sobretudo onde a tua música está a ser descoberta! Se lanças música, além do top público encontras também detalhes sobre os shazams da tua música em artists.apple.com

A chart do Shazam está intimamente ligada à rádio – porque as pessoas escutam uma música na rádio que não conhecem e… Shazam! Mas também aos clubs, onde acontece o mesmo fenómeno embora não com tanta frequência. Assim, se a tua música chegou à rádio é hora de olhar para a chart do Shazam.

1001 Tracklists

As 8 charts do 1001tracklists listam também diária ou semanalmente as músicas mais tocadas pelos DJs. Isto é sobretudo muito importante para quem tem temas a funcionar nas pistas. Assim há a chart semanal, a chart diária de música nova, a chart do ano, a chart dos top 101 produtores, a trending chart, a chart das mais ouvidas e as all time charts, que mostram as mais ouvidas de sempre.

Sobre o autor /

hello@contentmkrs.com

Sem comentários.

Publicar Comentário