TikTok ProDJ

Facebook Vai Monetizar e Distribuir Videoclipes

Facebook Vai Monetizar e Distribuir Videoclipes

Facebook Vai Monetizar e Distribuir Videoclipes

A partir desta semana, nos Estados Unidos, Índia e Tailândia, o Facebook vai começar a monetizar e distribuir videoclipes. Esta novidade chega na sequência de acordos com as três major labels – Sony, Universal e Warner – e com a Merlin, BMG e Kobalt, bem como outras editoras, publishers e sociedades de gestão colectiva. 

Apesar de ainda não ter sido anunciado quando a ferramenta estará disponível noutros mercados, aconselha-se os artistas com páginas no Facebook a activarem esta função. 

Descobrir, Ver e Partilhar

Se até agora a promoção de videoclipes no Facebook era complicada, assim que a ferramenta ficar disponível vai ser possível descobrir, ver e partilhar videoclipes na íntegra. 

“A partir desta semana poderás descobrir, ver e partilhar videoclipes musicais tanto de estrelas globais como de novos talentos e bandas bem como clássicos de diferentes estilos musicais no Facebook,” anunciou um post no blog do Facebook assinado por Tamara Hrivnak, pela Vice Presidente de Music Business Development e por Vijaye Raji, Vice Presidente de Entretenimento.  

Haverá agora no Facebook Watch uma secção dedicada apenas a videoclipes musicais, com opções para pesquisar por género, artista e estado de espírito, bem como playlists. Certo é que as preferências pessoais serão registadas e as sugestões da plataforma (no feed e em anúncios) vão seguir o gosto individual.

Facebook Watch em Números

Em Junho de 2019, data em que a rede social partilhou as últimas  estatísticas públicas do Watch, o Facebook contava com mais de 140 milhões de pessoas por dia de audiência e com 720 milhões por mês. 

Vídeos nas Páginas 

Os vídeos de música vão aparecer nas páginas dos artistas. Se não activarem a distribuição de videoclipes na página, o Facebook cria uma nova página só para distribuir os vídeos. 

Os vídeos vão poder ser comentados, partilhados e ter as reacções habituais na plataforma. A partilha poderá ser feita tanto no feed de notícias, como em grupos e no Messenger. Algo que beneficiará muito os artistas, que têm a descoberta como porta de entrada de novo público e o Facebook, já que o objectivo da rede é criar uma comunidade.

Marketing 

O Facebook anunciou que já está a trabalhar com os artistas e editoras para transformar novos lançamentos em eventos de marketing, agregando as ferramentas já disponíveis na rede social.

“Estamos muito excitados com as estreias exclusivas, que vão acontecer nas próximas semanas, no Facebook incluindo vídeos novos de J. Balvin, Karol G, Sebastian Yatra, Alejandro Fernandes e Calibre 50,” explicaram Hrivnak e Raji.

 

Royalties

Neste momento, apesar de ser público que os acordos estão feitos entre editoras, distribuidoras e publishers, os valores que serão gerados em royalties no Facebook não são conhecidos. No entanto este é um momento muito importante para a indústria musical já que esta notícia acaba com a hegemonia do YouTube neste tipo de conteúdo. O YouTube pagou em 2019 mais de três mil milhões de Dólares à indústria musical pela distribuição de vídeos musicais e continua a ser a plataforma mais importante para este tipo de conteúdo. 

Se queres saber mais sobre estes temas inscreve-te já no curso online de Comunicação e Marketing Musical da ProDJ. Clica aqui para saber mais. 

About the Author /

geral@prodj.pt