
Promotores: Quem é Quem na Indústria em Portugal?
Promotores, as pessoas que organizam eventos e que contratam artistas. A PRODJ organiza um “Quem é Quem” da indústria portuguesa. Começamos pelos grandes promotores de eventos, os que organizam festivais.
Luís Montez – Música no Coração
A nossa lista teria que começar por um dos nomes mais significativos em Portugal, Luís Montez. O dono da Música no Coração, que organiza sobretudo grandes festivais como o MEO Sudoeste, o Super Bock Super Rock ou o Super Bock em Stock, entre muitos outros. Luís Montez é pioneiro na organização de festivais em Portugal, proprietário de várias rádios e co-proprietário do Meo Arena (que passará no final deste ano a ser controlada pela gigante Live Nation). Mas nem só de pop, eletrónica ou hip hop vive a carreira de Luís Montez, também o Fado integra a carteira de eventos de Luís Montez. O festival Santa Casa Alfama também pertence ao promotor. Igualmente organiza o festival Jardins do Marquês ou o Sumol Summer Fest.
Para a eletrónica os grandes destaques são a Nova Era Beach Party, o Meo Sudoeste e para as vertentes mais underground, o Super Bock Super Rock.
Luís Montez deu uma grande entrevista ao Posto Emissor, podcast do BLITZ/Expresso que pode ser ouvido aqui. O promotor é também reconhecido por ser genro de Cavaco Silva e por ter sido sócio de Álvaro Covões.
Álvaro Covões – Everything Is New
Álvaro Covões nasceu a 4 de março de 1963 e é sobretudo fundador e diretor-geral da Everything Is New. Trabalha na área da cultura há mais de 40 anos. É, também, fundador e diretor-geral da The Live Company, agência de viagens.
O patrão da Everything Is New é também dono do Coliseu de Lisboa, que pertence à família desde o tempo do seu bisavô. Além do grande festival urbano, a promotora é também responsável por trazer grandes nomes a Portugal. Tal como Luís Montez, de quem foi sócio na Música no Coração até 2007, Álvaro Covões também detém rádios como a Oxigénio, entre outras.
Álvaro Covões é presidente da Associação do Turismo Militar, do Sub-comité Turismo e Gastronomia do Lide Portugal. Igualmente vogal do Conselho de Administração da Fundação Luso Brasileira. Também vogal Conselho Administração da Sociedade Independente de Radiodifusão Sonora SA; e gerente da Lusocanal – Radiodifusão (Rádios Radar, Marginal e Oxigénio).
Álvaro Covões deu uma entrevista ao Posto Emissor do BLITZ/Expresso, que podes ouvir aqui .
Álvaro Covões pode ser seguido no Instagram ou LInkedin. Já a Everything Is New tem um site oficial.
Tiago Castelo Branco – MOT
Tiago Castelo Branco é o diretor geral da MOT, promotora responsável pelos festivais RFM Somnii, Afro Nation e Rolling Loud, entre outros. A MOT nasce integrada no grupo Braver, que engloba outras empresas.
A MOT está no Instagram, Facebook, YouTube, e o seu diretor geral, Tiago Castelo Branco está no LinkedIn.
Vasco Sacramento – Sons em Trânsito
Vasco Sacramento, proprietário da Sons em Trânsito, agência de booking e management de artistas, organiza igualmente o Festival F. Apesar de o festival não ser apenas de eletrónica, inclui habitualmente DJs. Pelo seu palco já passaram Karetus, KURA, Wilson Honrado e Danni Gato, entre outros.
Vasco Sacramento é, provavelmente, uma das mais interessantes vozes da indústria. É possível segui-lo no seu Facebook ou LinkedIn.
Paulo Amaral – Made Of You
Paulo Amaral é diretor do grupo Made Of You, que detém os festivais Neopop, Sónar Lisboa, BPM Festival Europe e os eventos Brunch Electronik e Elrow Portugal. Com uma carreira extensa, sempre ligada ao agenciamento de artistas internacionais e aos eventos mais ligados à cultura underground. Paulo Amaral pode igualmente seguido no seu LinkedIn.
Certamente que Paulo Amaral não está sozinho, a Made Of You tem mais dois sócios com vasta experiência no mundo da organização de eventos e não só: Gustavo Pereira e Raul Duro.
No caso do Sónar Lisboa, a organização é composta assim por João Wengrovius Menezes, Patrícia Craveiro Lopes, Gonçalo Félix da Costa e também a Made of You.
Decerto que estes são apenas os nomes dos promotores de grandes eventos. No próximo artigo falaremos igualmente de promotores mas de eventos de média e também pequena dimensão. Sobretudo se tens mais nomes de grandes promotores de espetáculos em Portugal, que organizem eventos de música eletrónica, para sugerir a esta lista, deixa-os nos comentários.
Decerto para ler a seguir: DJs que escolheram Portugal para Viver