TikTok ProDJ

Vendas de Vinil em 2021 ao nível mais alto em três décadas

Vinil-1

Vendas de Vinil em 2021 ao nível mais alto em três décadas

A venda de vinil atingiu números incríveis, e está ao nível mais alto das três últimas décadas. Em Inglaterra apenas foram vendidos mais de cinco milhões de LPs em 2021. 

As vendas de discos de vinil no Reino Unido atingiram um pico de 30 anos em 2021. Mais de cinco milhões de discos de vinil, apenas no Reino Unido, segundo dados do British Phonographic Industry. Este número significa um aumento de 8% em relação a 2020. Este é, assim, o 14º ano consecutivo em que o vinil assiste a um aumento de vendas. O vinil representa assim 23% de todos os álbuns vendidos em 2021. Um número considerável tendo em conta que os formatos físicos têm diminuído a sua quota de mercado face ao domínio do streaming.

Afinal, o álbum mais vendido em vinil este ano no Reino Unido foi o álbum que marca o regresso dos ABBA ‘Voyage’. Mas ’30’ de Adele também foi um sucesso de vendas. Este aumento é notável sobretudo devido aos atrasos no fabrico e aos custos mais altos. Que se fizeram notar desde o final de 2021 e que complicaram a vida a quem tinha edições programadas. Ainda assim, não é expectável que o vinil sofra menos procura devido a estas dificuldades.

Geoff Taylor, do BPI afirmou: “É um grande momento para ser um fã de música, com maior escolha na oferta do que nunca. Graças ao investimento das editoras em nova músicas e talento, os fãs podem comprar e coleccionar música em vinil, CD e até cassete.”

Ademais, nos Estados Unidos houve igualmente um aumento registado nas vendas de vinil de 108% no primeiro semestre do ano. Ou seja, o fenómeno é global. 

Podes ver o relatório completo do BPI aqui.

Para ler a seguir: Descoberta Coleção de DJ Sets

About the Author /

geral@prodj.pt