Amsterdam Dance Event com Programa Completo
2020 é o ano de todas as mudanças e o Amsterdam Dance Event, habitualmente o local de reunião anual da indústria da música electrónica, este ano será uma conferência virtual. O Amsterdam Dance Event com o programa completo é uma boa notícia para quem pretende assistir online.
Embora este ano a conferência seja virtual, nem por isso a organização deixou de se esmerar no programa. Há temas recorrentes e temáticas novas, de actualidade, assim destacam-se:
Quarta, 21 de Outubro
Music Clearance – What Makes Games, Film and TV Really Resonate featuring Deborah Mannis-Gardner
Com os eventos congelados e sem perspectiva de retorno a breve prazo, as formas alternativas de financiamento (de sobrevivência, em muitos casos) dos artistas ganham um interesse renovado. É o caso do publishing, a área da indústria musical que trata da sincronia de música com jogos, filmes, anúncios ou séries de TV. Deborah Mannis-Gardner é um peso pesado mundial. Neste workshop vai partilhar a sua experiência naquela que é uma profissão complicada e que exige um conhecimento profundo de várias áreas: música, indústria, cinema, jogos e TV.
How Africa Is Redefining Electronic Music
Analogamente ao que se passou no MIDEM, que deu o palco principal ao continente africano este ano, o Amsterdam Dance Event não pode ignorar uma tendência que já se vem a expressar há quase uma década: a influência da música africana na música electrónica. Este painel pretende analisar os sub-géneros que estão a emergir por todo o continente africano. Este painel conta com convidados oriundos do Egipto, Etiópia, Costa do Marfim e Senegal.
Sexual Misconduct in the Music Industry: Some Solutions
As acusações que têm vindo a público sobre comportamento impróprio e até abuso sexual por parte de grandes executivos e artistas tornam este um tema actual. Jori Lowery, fundadora do Conflux Connect, está a colaborar com o OutSmartNYC para apresentar um relatório dinâmico sobre como o comportamento impróprio na indústria musical nos afecta a todos.
New Opportunities for the Live Industry
Inegavelmente o tema do ano: como recuperar a indústria dos eventos numa era de pandemia? Este painel estará dividido em três: uma introdução, um painel sobre os festivais e outro sobre clubs.
De recordar que a ProDJ debateu este tema na primeira ProDJ Talks sobre a reinvenção do ecossistema musical no pós-Covid.
Quinta, 22 de Outubro
Merck Mercuriadis: Hipgnosis’ Global Strategy and the Future of Song Management
Apenas os desatentos não sabem quem é Merck Mercuriadis e a sua Hipgnosis. Inegavelmente têm ambos sido mencionados em histórias regulares de compras de catálogos musicais, estratégia de gestão de catálogo e contratação de talentos dentro da indústria, como Amy Thomson, a antiga manager dos Swedish House Mafia. Este painel será decerto um dos mais desejados, já que a estratégia por detrás da Hipgnosis interessa a quem trabalha na indústria musical.
James Blake in Conversation with Jennie Morton
Certamente que o tema da saúde mental seria obrigatório num ano com tantos desafios. Se em anos anteriores estudos apontavam para uma prevalência de 73% de problemas de saúde mental nos artistas, 2020 vai certamente agravar esta taxa e estendê-la a todos os profissionais da indústria. James Blake tem dado um rosto aos desafios da depressão e da adição. Junto com Jennie Morton, uma especialista no tratamento da ansiedade, vão oferecer estratégias para gerir as questões mais comuns na vida de pessoas criativas mas também para fazer face à pandemia e seus desafios.
How Music Marketing Needs to Adapt in a Pandemic
Inegavelmente que o marketing musical tem que mudar, e adaptar-se, durante tempos tão extraordinários como os que vivemos actualmente. Se grandes artistas e marcas gastam milhões em estratégias de marketing cujo retorno passava, também, pela bilheteira dos concertos e eventos, a pandemia trouxe novos desafios e artistas, editoras e marcas terão que se adaptar a estes novos tempos. Jason Fulton, o fundador da agência This Memento, que trabalhou com marcas mundiais como a Nike, Sonos, Converse ou com a FENTY de Rihanna, entre outras, partilha pois estratégias de superação no marketing musical.
Sexta, 23 de Outubro
Activism and Music
Neneh Cherry é a convidada especial para falar dum tema complicado: o activismo. Primordialmente porque qualquer artista sabe o quão problemático pode ser tomar partidos, sejam eles políticos, religiosos, desportivos ou outros. Ainda assim há exemplos de activismo artístico bem sucedido e a cantora vai partilhar a sua experiência pessoal neste âmbito.
So You Think You Can Sync!
É provável que quem frequenta as conferências do Amsterdam dance Event tenha uma preferência por este painel. Nele produtores de renome e novos talentos – ambos sem nunca terem composto música para sincronia – são desafiados a produzir música original. O resultado? Uma verdadeira aula de publishing, sobre o que está em causa quando se compõe para imagem, seja ela um anúncio, um filme, uma série de Tv ou um jogo.
Os bilhetes para o ADE online custam 75€ e estão disponíveis no site oficial.
Podes consultar o programa completo do Amsterdam Dance Event aqui.
Em Julho passado o Amsterdam Dance Event anunciou que, pela primeira vez, decorreria online.