TikTok ProDJ

Amsterdam Dance Event com Programa Completo

Amsterdam Dance Event será Online

Amsterdam Dance Event com Programa Completo

2020 é o ano de todas as mudanças e o Amsterdam Dance Event, habitualmente o local de reunião anual da indústria da música electrónica, este ano será uma conferência virtual. O Amsterdam Dance Event com o programa completo é uma boa notícia para quem pretende assistir online.

Embora este ano a conferência seja virtual, nem por isso a organização deixou de se esmerar no programa. Há temas recorrentes e temáticas novas, de actualidade, assim destacam-se:

Quarta, 21 de Outubro

Music Clearance – What Makes Games, Film and TV Really Resonate featuring Deborah Mannis-Gardner

Com os eventos congelados e sem perspectiva de retorno a breve prazo, as formas alternativas de financiamento (de sobrevivência, em muitos casos) dos artistas ganham um interesse renovado. É o caso do publishing, a área da indústria musical que trata da sincronia de música com jogos, filmes, anúncios ou séries de TV. Deborah Mannis-Gardner é um peso pesado mundial.  Neste workshop vai partilhar a sua experiência naquela que é uma profissão complicada e que exige um conhecimento profundo de várias áreas: música, indústria, cinema, jogos e TV. 

How Africa Is Redefining Electronic Music

Analogamente ao que se passou no MIDEM, que deu o palco principal ao continente africano este ano, o Amsterdam Dance Event não pode ignorar uma tendência que já se vem a expressar há quase uma década: a influência da música africana na música electrónica. Este painel pretende analisar os sub-géneros que estão a emergir por todo o continente africano. Este painel conta com convidados oriundos do Egipto, Etiópia, Costa do Marfim e Senegal. 

Sexual Misconduct in the Music Industry: Some Solutions

As acusações que têm vindo a público sobre comportamento impróprio e até abuso sexual por parte de grandes executivos e artistas tornam este um tema actual. Jori Lowery, fundadora do Conflux Connect, está a colaborar com o OutSmartNYC para apresentar um relatório dinâmico sobre como o comportamento impróprio na indústria musical nos afecta a todos.  

New Opportunities for the Live Industry

Inegavelmente o tema do ano: como recuperar a indústria dos eventos numa era de pandemia? Este painel estará dividido em três: uma introdução, um painel sobre os festivais e outro sobre clubs. 

De recordar que a ProDJ debateu este tema na primeira ProDJ Talks sobre a reinvenção do ecossistema musical no pós-Covid. 

Quinta, 22 de Outubro

Merck Mercuriadis: Hipgnosis’ Global Strategy and the Future of Song Management

Apenas os desatentos não sabem quem é Merck Mercuriadis e a sua Hipgnosis. Inegavelmente têm ambos sido mencionados em histórias regulares de compras de catálogos musicais, estratégia de gestão de catálogo e contratação de talentos dentro da indústria, como Amy Thomson, a antiga manager dos Swedish House Mafia. Este painel será decerto um dos mais desejados, já que a estratégia por detrás da Hipgnosis interessa a quem trabalha na indústria musical. 

James Blake in Conversation with Jennie Morton

Certamente que o tema da saúde mental seria obrigatório num ano com tantos desafios. Se em anos anteriores estudos apontavam para uma prevalência de 73% de problemas de saúde mental nos artistas, 2020 vai certamente agravar esta taxa e estendê-la a todos os profissionais da indústria. James Blake tem dado um rosto aos desafios da depressão e da adição. Junto com Jennie Morton, uma especialista no tratamento da ansiedade, vão oferecer estratégias para gerir as questões mais comuns na vida de pessoas criativas mas também para fazer face à pandemia e seus desafios. 

How Music Marketing Needs to Adapt in a Pandemic

Inegavelmente que o marketing musical tem que mudar, e adaptar-se, durante tempos tão extraordinários como os que vivemos actualmente. Se grandes artistas e marcas gastam milhões em estratégias de marketing cujo retorno passava, também, pela bilheteira dos concertos e eventos, a pandemia trouxe novos desafios e artistas, editoras e marcas terão que se adaptar a estes novos tempos. Jason Fulton, o fundador da agência This Memento, que trabalhou com marcas mundiais como a Nike, Sonos, Converse ou com a FENTY de Rihanna, entre outras, partilha pois estratégias de superação no marketing musical. 

Sexta, 23 de Outubro

Activism and Music

Neneh Cherry é a convidada especial para falar dum tema complicado: o activismo. Primordialmente porque qualquer artista sabe o quão problemático pode ser tomar partidos, sejam eles políticos, religiosos, desportivos ou outros. Ainda assim há exemplos de activismo artístico bem sucedido e a cantora vai partilhar a sua experiência pessoal neste âmbito.

So You Think You Can Sync!

É provável que quem frequenta as conferências do Amsterdam dance Event tenha uma preferência por este painel. Nele produtores de renome e novos talentos – ambos sem nunca terem composto música para sincronia – são desafiados a produzir música original. O resultado? Uma verdadeira aula de publishing, sobre o que está em causa quando se compõe para imagem, seja ela um anúncio, um filme, uma série de Tv ou um jogo. 

Os bilhetes para o ADE online custam 75€ e estão disponíveis no site oficial.

Podes consultar o programa completo do Amsterdam Dance Event aqui.

Em Julho passado o Amsterdam Dance Event anunciou que, pela primeira vez, decorreria online.

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.