TikTok ProDJ

As Guerras do TikTok

As Guerras do TikTok

As Guerras do TikTok

O TikTok, a popular aplicação de vídeo chinesa, está no centro de novas guerras político-económicas entre os Estados Unidos e a China. Como se isso não fosse suficiente, há também uma guerra entre os utilizadores da App e Trump. A Microsoft já veio confirmar que está em negociações para tentar comprar o TikTok.

 

As guerras do TikTok estão ao rubro! Desde que um grupo de adolescentes ligados à aplicação decidiu boicotar um rally de Donald Trump, reservando bilhetes e não aparecendo, que o Presidente dos Estados Unidos voltou a sua atenção para esta popular aplicação chinesa. Com o argumento de se tratar de uma preocupação com falhas de segurança, Trump anunciou que pretende banir a app do território.

Para quem não segue a história do TikTok, esta popular aplicação pertence à empresa chinesa ByteDance que a adquiriu em 2017 quando se chamava ainda Musical.ly e, tal como hoje, permitia a criação e partilha de vídeos curtos. Na China a App chama-se Douyin e, apesar de utilizar o mesmo software que o TikTok, são mantidas em redes separadas para cumprir com as regras de censura do regime Chinês.

 

Dimensão

O TikTok tem 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, segundo dados de 2020 do Datareportal. Destes, 41% são jovens entre os 16 e os 24 anos, o que torna a app muito interessante para a indústria musical. Não é de estranhar que grande parte dos êxitos virais em 2019 e 2020 tenha surgido no TikTok nem que cada vez mais os ouçamos a tocar na rádio.

Segundo dados do Sensor Tower, nos Estados Unidos existem 165 milhões de utilizadores do TikTok, sendo a aplicação mais descarregada na plataforma iOS naquele território.

 

Interesse da Microsoft

Com estes números e perante a ameaça de expulsão do TikTok não é de estranhar que um dos gigantes da tecnologia, a Microsoft, tenha entrado na corrida para comprar a app. Depois de correrem rumores a este respeito, a Microsoft usou o blog oficial da empresa para confirmar que está, de facto, em negociações para tentar adquirir o TikTok nos Estados Unidos.

 

Teens Vs Trump

Contudo os adolescentes do TikTok já anunciaram que vão continuar a guerra contra Trump após o anúncio que a app seria excluída do território. Aliás, graças ao seu activismo contra Trump, estes adolescentes que ainda não podem votar, já são conhecidos como “TikTok-tivists”.

Em conclusão, nos últimos dias os TikTok-tivists inundaram a campanha para a reeleição de Trump com críticas negativas. Na passada quarta-feira a app Official Trump 2020 recebeu, num só dia, 700 críticas negativas e 26 positivas, num claro ataque dos adolescentes. Esta retaliação acontece devido à ameaça do presidente de banir o TikTok, e é agravada pelo distanciamento social que torna a aplicação ainda mais importante.

Se queres saber mais sobre estes temas inscreve-te já no curso online de Comunicação e Marketing Musical da ProDJ. Clica aqui para saber mais. 

 

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.