TikTok ProDJ

The Weeknd e Nicolas Jaar processados

001

The Weeknd e Nicolas Jaar processados

Os produtores Suniel Fox e Henry Strange afirmam que “Call Out My Name” é praticamente idêntica ao seu tema de 2015 “Vibeking.”

Os produtores, Suniel Fox e Henry Strange, autores do processo contra The Weeknd e Nicolas Jaar afirmam que “Call Out My Name”, é ‘substancialmente semelhante, se não idêntica”, a uma faixa sua de 2015 chamada “Vibeking”. “Call Out My Name” continha um sample de “Killing Time” de Nicolas Jaar. Motivo pelo qual ambos os artistas são visados neste processo. “Call Out My Name”, saiu em 2018 incluída no EP “My Dear Melancholy”.

Sobretudo, o processo alega que “Call Out My Name” usa os mesmos graus de escala que “Vibeking”. Além desta semelhança, acresce o facto de ambas as canções usarem uma métrica pouco usual na pop, 6/8. Assim, com a similitude melódica, o ritmo idêntico e o uso de características de eletrónica, ambiente, pop, hip-hop, rock e R&B para alcançar uma atmosfera particular e melancólica, os autores do processo sentem-se plagiados.  

The Weeknd, Jaar e Frank Dukes, produtores de “Call Out My Name”, também são acusados de criar o registo “sem uma licença, autorização ou consentimento”

Entretanto, a queixa está publicada na íntegra na Pitchfork.

Surpreendentemente e em resposta, Nicolas Jaar publicou o seguinte Tweet:

Até à publicação deste notícia, The Weeknd ainda não tinha reagido publicamente à questão.

Se ainda não dominas os temas de Direito de Autor, a ProDJ tem uma ProDJ Talks sobre o tema que podes ver e um Workshop de Direito de Autor.

About the Author /

geral@prodj.pt