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Apple Music usa Shazam para Pagar Direitos

Apple Music

Apple Music usa Shazam para Pagar Direitos

A Apple Music anunciou que desenvolveu a tecnologia do Shazam, que adquiriu em 2018, para identificar os temas dos DJ sets. Assim, a Apple Music vai começar a pagar aos autores das músicas incluídas nos DJ sets, mas não só! 

Actualmente a trabalhar com editoras major e independentes, a Apple Music está a estudar uma forma justa de dividir os royalties do streaming entre DJs, editoras e artistas/autores cujas músicas tocam nas mixes. 

Esta utilização da tecnologia do Shazam pretende, assim, ajudar a criar valor para todos os criadores envolvidos. Deste modo, os autores das músicas recebem direitos, mesmo quando outros artistas modificam as canções em DJ sets. 

A música electrónica tem sido, inegavelmente, um dos maiores puzzles no que toca ao pagamento de direitos. Legalmente, os autores das músicas têm direito a ser compensados pelo uso dos seus temas. Mas, graças a edits, mashups, bootlegs e remisturas, a clareza sobre quem deve receber o quê é muito menor, até porque os temas originais podem ficar irreconhecíveis. 

Para os DJs, o problema é não existirem formas justas de compensação que permitam colocar dj sets online em plataformas como, por exemplo, o YouTube ou o Twitch sem ter problemas com copyright.

Esta é a primeira integração de larga escala da tecnologia do Shazam na Apple Music. 

Se queres perceber mais sobre Direito de Autor, vê a ProDJ Talks sobre o tema com David Serras Pereira. Para aprofundar o tema podes assistir ao workshop gravado por apenas 10€

Sobre o autor /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.

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