Facebook ProDJ
Instagram ProDJ
TikTok ProDJ
YouTube ProDJ

As Tonalidades Mais Usadas em 30 Milhões de Músicas

Tonalidade

As Tonalidades Mais Usadas em 30 Milhões de Músicas

O catálogo do Spotify conta com mais de 30 milhões de músicas. Ademais todos os dias, são acrescentadas cerca de mais 20 mil canções à plataforma. Alguma vez pensaste em que tonalidade serão todos estes temas? Inegavelmente só há doze notas para compor uma canção. Kenny Ning, analista de dados do Spotify fez a análise. 

Independentemente do género, uma canção constrói-se num tom, ou seja, numa nota. A isto se chama de tom ou tonalidade. Cada tonalidade recebe o nome da nota que serve de base a toda a canção. Em geral distinguem-se os tons maiores dos menores porque os primeiros são positivos ou alegres e os segundos tristes.   

Assim, as tonalidades maiores são muito mais usadas do que as menores. Afinal, isto faz sentido, já que as tonalidades maiores são positivas e transmitem emoções de alegria, energia ou felicidade. Portanto, dentro dos tons maiores o grande vencedor foi o Sol Maior (G Major) com 10,7% de todas as canções do Spotify. O pódio completa-se com Dó Maior (C Major) em segundo lugar, com 10,2% e Ré Maior (D Major) em terceiro com 8,7%. Para os resultados completos consulta o diagrama no fim do artigo.

Curiosamente, os resultados dos tons menores são análogos aos dos tons maiores. O Lá Menor (A Minor), que é a relativa menor de Dó Maior, obteve 4,8% e é a mais popular das tonalidade menores. 

“No que diz respeito à música contemporânea ocidental (que domina o nosso catálogo), a instrumentação baseia-se em larga medida na guitarra, no piano ou em ambos. Portanto, a hipótese é que a tonalidade deve ser uma que seja conveniente tanto à guitarra como ao piano”, explica King.

Ora, o Mi (E) é uma tonalidade conveniente para a guitarra mas não para o piano. O Dó  (C) é uma tonalidade conveniente para o piano mas não para a guitarra. Conveniente a ambos os instrumentos é o Sol (G), assim se compreende o resultado da análise. 

Na ProDJ temos vários cursos, com diferentes durações, que cobrem composição musical e que ajudam a descodificar e a criar música em todas estas escalas:

Curso Online ou Presencial – Producer I (nível Inicial) e Producer II (nível Intermédio) : Presencial: https://prodj.pt/cursos-producao-musical/ | Online: https://prodj.pt/cursos-producao-online/

Curso curto Online – Composição Musical : https://prodj.pt/academy/curso-composicao-musical/

Sobre o autor /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.

Sem comentários.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.