
Bandcamp Paga 197 Mil Dólares A Artistas e Editoras
O Bandcamp não tem investidores milionários nem publicidade. No entanto é rentável desde 2012. Melhor ainda, tem ajudado os músicos a viver da sua arte. Apenas no ano passado pagou 197 mil dólares a artistas e editoras.
Certamente que a 20 de Março de 2020 quando lançou as Bandcamp Fridays para ajudar os artistas ninguém poderia imaginar que se tornariam tão importantes. Nessas primeiras sextas-feiras de cada mês, o site abdica da sua percentagem – 15% nas vendas digitais e 10% nas físicas – a favor dos artistas ou editoras. Esta ideia surgiu como resposta à pandemia. O objectivo da plataforma era de compensar a falta de receitas dos eventos.
Em apenas 11 Bandcamp Fridays, a plataforma pagou 48.3 mil dólares directamente aos artistas e editoras. Num post no site, a plataforma agradece às mais de 800 mil pessoas que compraram música.
Além do agradecimento, o site anunciou que vai continuar a promover as Bandcamp Fridays em 2021.
A acrescentar às vendas das sextas, a plataforma anunciou que entregou mais 148 mil dólares aos artistas e editoras das vendas do restante ano, chegando assim aos 197 mil dólares.
Portanto e para explicar este sucesso e a aposta em criar um modelo de retribuição mais justo no digital, os fundadores do Bandcamp deram uma entrevista à Billboard que pode ser lida aqui.
Analogamente também o Soundcloud encontrou um modelo de retribuição mais justo. Para ler aqui.
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.