TikTok ProDJ

Home By Nine: Música Para Combater Violência Sexual

Home-by-Nine

Home By Nine: Música Para Combater Violência Sexual

“Home By Nine”, lançada a 11 de fevereiro, por Martin Badder e MARIA pretende chamar a atenção para a violência e abuso sexual. Editada pela nova-iorquina Nervous Records, “Home By Nine” é um spoken word sobre eletrónica e já está a cumprir o seu objetivo.   

“Home By Nine” capta sobretudo a raiva e frustração sentida pelas mulheres em todos os lugares do mundo. MARIA e Martin Badder querem chamar a atenção para este fenómeno de violência sexual e todos os lucros vão ser doados a instituições de caridade. Numa cena em que a música não é frequentemente usada para servir causas sociais torna-se importante ouvir o que motivou a MC e autora e o produtor.

MARIA

A MC MARIA conta que a música foi escrita num ápice: “Escrevi Home by Nine no comboio um dia. Estava a sentir-me tão oprimida, tão magoada por tudo que meus amigos e eu tínhamos experimentado em nossas vidas. Caiu tudo em cima de mim e o meu coração ficou destroçado naquele dia. Não existe uma mulher na minha vida que, em algum momento, não tenha tido medo, sido seguida, agredida, ou em quem não acreditaram. Nem uma. Senti-me como se estivesse a arder de raiva com a injustiça… e depois as palavras saíram. Tenho escrito desde os 16 anos, e nada nunca fluiu para a página tão rapidamente. Isto precisava de sair. Precisava de ser dito.”

Este tema de Martin Badder conta assim com o apoio de Damian Lazarus, Dubfire, Nicole Moudaber, Sasha, John Digweed e Carl Craig. “Home By Nine” traz um estilo de garage discreto e delicado para o single, permitindo que o foco permaneça sobretudo no vocal de MARIA. Ainda assim, Badder conta como se sentiu impacto pelas palavras de MARIA:

Martin Badder

“No ano passado, durante o lockdown, ouvi o “Home By Nine”, e a mensagem bateu com tanta força e não me deixou mais. Na altura estava a desenvolver um novo groove no estúdio e a pensar em possíveis toplines para a faixa e, de repente, pensei em Home By Nine. A MARIA veio ao estúdio e em poucos minutos conseguímos uma cena final, aconteceu tão rápido e soou tão bem, que afinal sabíamos que estávamos no caminho certo. Acho que subconscientemente estava a escrever o instrumental para a MARIA sem saber. Assim, se fizer apenas uma pessoa pensar duas vezes ou mudar sua atitude, sinto que teremos alcançado algo grande com esta música. Tenho uma filha pequena e um filho, então estou tão ansioso para que o mundo seja sobretudo um lugar melhor quando eles crescerem.”

Primordialmente, todos os lucros do single vão para instituições de caridade Bristol: a Women’s Voice e SARSAS (Somerset & Avon Rape and Sexual Abuse Support).

Para ler a seguir: ADE Lança Dance Is A Rave-Olution

About the Author /

geral@prodj.pt