TikTok ProDJ

Facebook disponibiliza Ferramentas para Artistas

Facebook disponibiliza Ferramentas para Artistas

Facebook disponibiliza Ferramentas para Artistas

Apesar de ainda não ter chegado a Portugal, as novidades do Facebook vão ser muito úteis para artistas e criadores de conteúdo.

Em primeiro lugar, tratam-se de dois métodos de monetização: as estrelas, um formato conhecido dos utilizadores do Twitch, e a subscrição para fãs, um modelo semelhante ao do Patreon.

A notícia foi tornada pública a 29 de Junho através de um post no blog do Facebook assinado por Yoav Arnstein, o Director de Marketing de Produto do Facebook, e por Jeff Birkeland, o Director da Experiência de Criador e Publisher.

A expansão das ferramentas de monetização já tinha sido anunciada em Abril e divulgado que os proprietários das páginas poderiam começar a cobrar para dar acesso a eventos como vídeos em directo no Facebook, que tanto podem ser actuações como aulas ou conferências.

Os países em que estas novas ferramentas já estão disponíveis são, numa primeira fase: Austrália, Brasil, Canadá, México, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos. Para ser elegível uma página tem que ser seguida por, pelo menos, 10 mil pessoas, ou ter mais de 250 pessoas que vêem regularmente os conteúdos, ou 50 mil de engagement no post, ou 180 mil minutos visualizados nos últimos 60 dias.

Os artistas e criadores podem verificar se a sua página é elegível, ou não, na secção “Monetização” dentro do Estúdio de Criação. As páginas que ainda não utilizaram os produtos de monetização do Facebook terão que passar por um processo de revisão.

Como funciona então a subscrição dos fãs? Num modelo que se assemelha ao Patreon. Os fãs pagam um valor fixo todos os meses e, em troca, recebem benefícios especiais como conteúdo exclusivo, vídeos exclusivos ou ofertas e descontos especiais.

Além disto, os fãs que apoiem os seus artistas preferidos também recebem um dístico de identificação que aparecerá ao lado do seu nome quando comentam.

O pagamento pelo Facebook aos artistas e criadores é feito após atingir os 100 Dólares de saldo.

No que diz respeito às estrelas – Stars – elas não serão novidade para utilizadores da plataforma Twitch. As estrelas são formas de dar gorjetas aos criadores de conteúdo, que os fãs podem comprar e depois dar na secção de comentários do vídeo. Clarificando, as estrelas são uma boa forma de rentabilizar os live streams e ter retorno por manter uma base de fãs leal.

Os artistas podem colocar um objectivo de Estrelas no seu vídeo. O Facebook vai também acrescentar ao Estúdio de Criação uma secção para gestão das Estrelas.

Para os artistas, que estão há tanto tempo sem espectáculos esta pode ser mais uma ajuda, resta saber quando chega a Portugal.

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.