TikTok ProDJ

Sisters With Transistors – As Pioneiras da Electrónica

Sisters With Transistors - As Pioneiras da Electrónica

Sisters With Transistors – As Pioneiras da Electrónica

Sisters With Transistors, um documentário realizado por Lisa Rovner mostra o papel das mulheres pioneiras na música electrónica. 

A fim de contar as histórias esquecidas das mulheres, Lisa Rovner estreia-se nos documentários com este Sister With Transistors. O filme desenrola-se através de uma combinação de imagens de arquivo e voz off, com pouca narração. Deste modo, as imagens e os sons que as acompanham são responsáveis por contar a história. Como o estilo é minimal há espaço para as compositoras falarem e tocarem.

Ora, a história começa com Clara Rockmore, oriunda da Lituânia e nascida em 1911. Clara ajudou a desenhar e a popularizar o Theremin, um dos primeiros instrumentos electrónicos. A partir de 1920 e até à actualidade, o filme viaja entre pioneiras da música electrónica, desenhando retratos sónicos de cada mulher. Certamente que pedaços das obras musicais de cada mulher vão visitando o filme e compõem o cenário. 

Certamente que esta viagem pela história da electrónica tem como objectivo amplificar o contributo feminino. Há todo um movimento de fazer justiça ao papel das mulheres. Exemplos disto são o filme Hidden Figures, que revelou como três mulheres matemáticas afro-americanas contribuíram largamente para a primeira missão lunar. Do mesmo modo, um livro, site e InstagramGame Changers – expõe as heroínas não celebradas do desporto mundial. Todos têm como objectivo repor a verdade do papel das mulheres na história, tal como o documentário de Lisa Rovner.

Acima de tudo, Sisters With Transistors, na sua poesia audiovisual, explora os factores sociais e culturais que permitiram que as mulheres florescessem neste campo. 

Sisters With Transistors é narrado por Laurie Anderson e integra a selecção oficial do SXSW 2020 e do Sheffield Doc Fest. O trailer, bem como mais informações sobre o filme, podem ser vistos no site oficial: sisterswithtransistors.com 

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.