
Soundcloud Muda o Pagamento A Artistas
Chamam-se Royalties fan-powered e são uma nova, e mais justa, forma de pagar aos artistas. O Soundcloud altera assim o modelo vigente do pro-rata que beneficia sobretudo os artistas grandes prejudicando os mais pequenos.
Mas o que são Royalties fan-powered?
Este tipo de royalties estabelece uma relação directa entre os ouvintes reais de um artista e o dinheiro que este recebe. Quantos mais fãs ouvirem a tua música no Soundcloud, mais dinheiro recebes da plataforma.
No modelo antigo, o chamado pro-rata, todo o dinheiro recolhido vai para uma bolsa gigante e depois é redistribuído com base no total de streams. Este modelo beneficia apenas as grandes estrelas, dando-lhes a maior fatia do bolo porque quantos mais streams, mais dinheiro recebem.
De acordo com o novo modelo que o Soundcloud vai usar cada artista recebe royalties directamente ligados aos hábitos de audição dos seus fãs. Quanto mais tempo os teus fãs ouvirem a tua música na plataforma, mais recebes. Este modelo de negócio beneficia os artistas independentes.
Como é que sei se estou incluído?
Este modelo só estará disponível para artistas que montetizem os seus conteúdos directamente com o Soundcloud. Ou seja, artistas com contas Pro Unlimited, subscritores do Repost by Soundcloud e membros do Repost Select.
Este modelo de royalties começa a ser aplicado a partir de 1 de Abril de 2021.
Porque é que este modelo é mais justo?
Porque neste modelo cada subscrição ou lucro de publicidade recebidos pela plataforma é distribuído pelos artistas que essas pessoas que consomem música ouvem, de facto. Assim, este modelo é mais transparente e justo.
Principalmente esta nova lógica de distribuição dos ganhos com a música vai beneficiar artistas independentes e, com isso, apoiar o crescimento de cenas locais e novos géneros musicais.
Em conclusão, o que fica por saber é se mais plataformas vão aderir a este modelo já que as três grandes editoras – a Universal, Sony e Warner – continuam a defender o modelo pro-rata, que beneficia apenas as grandes estrelas musicais. Há que dar os parabéns ao SoundCloud pela coragem de optar por um modelo disjuntivo mas mais justo.
Se quiseres saber mais visita a página do SoundCloud sobre o tema.
Se queres desenvolver o teu conhecimento sobre estes e outros temas inscreve-te no Curso de Comunicação e Marketing Musical da ProDJ.
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.