TikTok ProDJ

Workshop de Direito de Autor

Direito de Autor

Workshop de Direito de Autor

No próximo dia 29 de Abril, das 18h às 21h, a ProDJ promove um workshop de direito de autor online. Com David Serras Pereira, advogado especializado em Propriedade Intelectual e International & Licensing Manager da Unison, esta é uma oportunidade única para aprender tudo sobre o bem mais valioso da indústria musical. 

Sobretudo porque conhecimento é poder, este workshop de três horas pretende dar as ferramentas teóricas para compreender o Direito de Autor. Certamente que, além da teoria, esta formação tem como objectivo responder a questões práticas. Assim, haverá resposta a perguntas como:

  • Se me quiser inscrever numa sociedade de autores que opções tenho?
  • Como sei se posso usar, ou não, um sample ou um vocal?
  • Quais são os splits habituais praticados na indústria? O que é justo? Como negociar splits e quais splits?
  • Como se deve fazer um contrato de co-autoria ou co-produção?
  • Se quiser receber da execução pública dos meus temas, ou seja, sempre que estes são tocados em público num concerto ou DJ set, o que devo fazer?
  • O que recebo do distribuidor digital não é tudo? O que me falta receber?
  • Não me inscrevi numa sociedade de autores desde o início: como posso receber retroativos e desde/até quando?
  • Posso ter percentagem de direito de autor em remixes? Como?
  • Os direitos para a vida, para além das lump sum fee!

Entre outros temas que são fundamentais para qualquer músico, compositor, songwriter ou criador, quer crie sozinho ou em colaboração.

Para além dos criadores, este workshop é indispensável a qualquer profissional da indústria musical, quer seja manager, agente ou pessoas que trabalhem com edição ou distribuição musical. 

De recordar que David Serras Pereira explicou as bases do Direito de Autor numa ProDJ Talks dedicada ao tema e que pode ser revista aqui

Inegavelmente o direito de autor é o bem mais valioso da indústria e, por isso mesmo, deve ser compreendido por quem o detém. 

Workshop de Direito de Autor

Com David Serras Pereira

29 de Abril de 2021

18h – 21h

Online

15€ 

Inscrição: hi@prodj.pt 

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.