TikTok ProDJ

KIRA ARIK: Aluno PRODJ no Top do beatport

KIRA ARIK: Aluno ProDJ no Top do Beatport

KIRA ARIK: Aluno PRODJ no Top do beatport

Kira Arik, aluno de DJ e Produção na ProDJ, estreou-se na edição com o seu Astral EP e conseguiu chegar ao número 6 do top de vendas de Electronica no Beatport. Na ProDJ as conquistas dos alunos são motivo de muito orgulho.

Certamente que Felipe, nome civil de Kira Arik, quando veio do Brasil para Portugal não esperava apaixonar-se pelo nosso país. Enquanto se acostumava com Portugal, Felipe procurou um curso para aprofundar os seus conhecimentos e descobriu a ProDJ, onde frequentou os cursos DJ/Producer e Producer II.

Os seus DJs e produtores de referência são Nina Kraviz, Carl Cox, Disclosure, Gorgon City e Meduza. A ProDJ falou com Kira Arik para saber mais sobre esta estreia absolutamente auspiciosa através da editora Diff Records, de Hugo Villanova, formador na ProDJ.

A Produção Musical

A fim de evoluir na tua arte tiraste o curso de DJ e Produção na ProDJ, já produzias antes?

Quando comecei a tirar o curso na ProDJ não sabia absolutamente nada sobre DJ e Produção. Ouvi falar dos cursos através das redes sociais e o bom feedback despertou-me a curiosidade. Fiz o curso de DJ e, inicialmente, era o que mais me impulsionava para a música no geral, porém a situação atual do mundo fez com que a produção sobressaísse mais. Ainda toquei como DJ, fiz a minha estreia nos meus anos e depois fui convidado para tocar numa festa privada.

Posteriormente nasce este Astral EP, como foi o processo criativo?

Astral EP nasceu na época do confinamento com muitas incertezas e muitas emoções que decidi expressar através da música! Cada track tem o nome de um determinado sentimento que eu senti na altura.

Assim sendo, estavas à espera deste sucesso? Chegar ao Top100 e ao Top10 de Electrónica com o EP de estreia é obra!

Não! Por ser mesmo um novo percurso eu não esperava notoriedade alguma no princípio.

O Percurso

Conta-nos um pouco do teu percurso: onde nasceste? Como te interessaste por música e por electrónica? Porque decidiste criar música?

Nasci no Brasil e vim para Portugal em busca de uma vida mais tranquila e me apaixonei pelo país e pelas oportunidades que tive aqui. Sempre fui a muitas festas, festivais, clubs, a música sempre foi parte da minha vida desde criança porém pensava em cantar, Nunca pensei que iria trabalhar com a música na produção ou a tocar! Estar em todas as festas e sentir a energia que a música passava para as pessoas foi o que me fez decidir seguir esse caminho da produção, eu queria fazer com que as pessoas sentissem o que eu sentia na pista!

Em conclusão, porquê Kira Arik como nome artístico?

Kira sempre foi a minha alcunha em criança por ter traços asiáticos. Os meus amigos diziam que eu era um personagem de uma banda desenhada chamado Kira, e Arik é basicamente Kira ao contrário, já que há outros artistas com este nome e eu não queria abandonar o nome. Decidi ter os dois que na verdade são o mesmo.

O Astral EP de Kira Arik está disponível no Beatport.

De recordar que outros antigos alunos da ProDJ conseguiram destaque em várias áreas: Padre Guilherme, Luly Poynter, entre muitos outros cujo sucesso nos deixa muito orgulhosos da educação ProDJ.

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.