TikTok ProDJ

O Jornalismo Musical nas ProDJ Talks

O Jornalismo Musical nas ProDJ Talks

O Jornalismo Musical nas ProDJ Talks

O debate mensal das ProDJ Talks traz-nos este mês o jornalismo musical com um convidado de luxo, Rui Miguel Abreu. Jornalista desde 1989, escreve para a Blitz, fundou o Rimas & Batidas, faz rádio na Antena 3, é um digger e um melómano que importa conhecer e, por tudo isto, é o convidado perfeito para falar sobre Jornalismo Musical nas ProDJ Talks. A 30 de Novembro, pelas 19h em directo no canal de YouTube e no Facebook da ProDJ. 

Escrever sobre música é uma arte. Ser um artesão das palavras que são despertadas a partir de sons, notas e melodias não é para todos, exige uma paixão profunda e conhecimento e cultura musicais. Talvez por este motivo haja tão poucos bons jornalistas musicais em Portugal. Rui Miguel Abreu é uma excepção.

Com a quantidade de música que é editada todos os meses, os produtores sabem bem como é difícil ter o apoio da imprensa, seja ela escrita e em papel, ou online mas também na rádio ou na televisão. 

Como é que um jornalista descobre música nova? Qual é o critério para escolher escrever ou falar sobre um disco? O que é uma notícia? São algumas das questões a debater com Rui Miguel Abreu. 

Ademais, falaremos sobre hip hop, sobre a Loop Recordings, que Rui co-fundou e sobre o Rimas & Batidas, bem como sobre o trabalho que desenvolve no Patreon. Com a finalidade de perceber como uma carreira no jornalismo pode ser também multifacetada, falaremos sobre o ensino, a curadoria em festivais, a experiência de ser júri em prémios como os Play Awards.

Para seguir e apoiar o trabalho do Rui Miguel Abreu, visita o seu Patreon: https://www.patreon.com/ruimiguelabreu 

Sobretudo há que recordar as ProDJ Talks anteriores:

O Ecossistema Musical Pós-Covid19 com Gonçalo Castro, David Serras Pereira, Solange Cesarovna, André Henriques e Dr. Carlos Madureira 

Direito de Autor com David Serras Pereira

Booking – A Arte de Marcar Datas com Mariana Couto

A Produção Musical com Diogo Tenreiro

Direitos Conexos com David Serras Pereira e Sílvia Sá

A fim de ficar a saber o que mais interessa vê as ProDJ Talks – o Jornalismo Musical com Rui Miguel Abreu. 30 de Novembro, 19h no YouTube e Facebook da ProDJ.

About the Author /

sonia.silvestre@gmail.com

Editora, de 2000 a 2011, da revista Dance Club. Durante mais de uma década escreveu e entrevistou muitos DJs e produtores de todos os géneros musicais, de Carl Cox, Erick Morillo, Todd Terry, David Guetta, a Dubfire, entre muitos outros. Escreveu para outras revistas e publicações, como a inglesa Musik. Em 2008 foi convidada para moderar o único painel sobre a cena electrónica portuguesa no Amsterdam Dance Event, o Focus On Portugal. Integrou a WDB Management, onde exerceu como Brand Manager até ao final de 2018. Durante este tempo participou na gestão de carreiras dos artistas no que toca à comunicação, promoção, gestão de patrocínios e a relação com as editoras. Fez parte da equipa em eventos como: a One Last Tour dos Swedish House Mafia em Lisboa; as duas datas do I Am Hardwell em Lisboa; o Mega Hits Kings Fest; e o RFM Somnii, de 2012 a 2018, entre outros. Em 2019 começou a trabalhar directamente com os artistas e é Manager.